No artigo anterior abordamos a importância do exercício clínico, neste exploraremos as áreas de atuação e a abordagem da Clínica do Movimento em Gaia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO EXERCÍCIO CLÍNICO

  • Doença Cardiovascular e Respiratória – O exercício é considerado o tratamento de referência e deve ser incluído num programa multidisciplinar de reabilitação cardiorrespiratória. Ajuda no controlo dos fatores de risco modificáveis (tensão arterial, colesterol e triglicerídeos), na diminuição da dispneia, na melhoria dos padrões respiratórios e na melhoria da qualidade de vida;
  • Doença Oncológica – Atenua a fadiga relacionada com o tratamento do cancro, melhorando a qualidade de vida;
  • Doença Reumatológica – Ajuda no controlo e diminuição da dor e inflamação em patologias como a Artrite, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, etc.;
  • Excesso de Peso/Obesidade – Ajuda na diminuição da massa gorda e aumento da massa muscular;
  • Diabetes – Ajuda na manutenção de um peso saudável e na regulação da glicemia;
  • Osteoporose – Aumenta a densidade mineral óssea e diminui o risco de fratura;
  • Envelhecimento Ativo – Ajuda na manutenção de uma condição física saudável para as tarefas realizadas no dia-a-dia, assim como na prevenção de quedas e lesões traumáticas.

EXERCÍCIO CLÍNICO EM GAIA

O exercício físico realizado na Clínica do Movimento distingue-se dos demais, pela especialização da nossa equipa clínica na avaliação biomecânica do exercício, assim como na prescrição do mesmo. Neste sentido, após uma avaliação criteriosa, elabora-se um programa de treino específico e individual para cada utente, dispondo dos mais variados equipamentos e estratégias.

Autor

André Ferreira – Fisioterapeuta Lic., Mestre em Terapia Manual Ortopédica

Dia Nacional da Doença de Huntington
Exercício Clínico
Leave a reply