Conduzir é das atividades mais perigosas que uma pessoa pode fazer e tem uma taxa de mortalidade superior a qualquer outra atividade humana frequente. No anterior abordamos o que é o golpe de chicote.

Fiz exames complementares e o meu médico disse-me que não tenho nada

Em primeiro lugar, isso é um bom sinal. Quer dizer que não tem nenhuma lesão grave como uma fratura, luxação, rotura ligamentar ou lesão no disco.

Se a dor persistir, deverá ser algo mais benigno, como lesão muscular, ligamentar e/ou articular que frequentemente não dá sinais radiológicos. Se for este o caso, deverá procurar tratamento com um profissional qualificado. Apesar de mais benigno, uma percentagem considerável de pacientes não recupera espontaneamente e, com tratamento adequado, poderá reduzir o tempo de recuperação, retornar à atividade mais cedo ou inclusive, impedir que a dor e os sintomas se tornem crónicos.

Quais os tratamentos mais indicados para este caso?

Determinados tipos de medicamentos poderão ajudar numa fase mais inicial a quebrar o círculo vicioso de dor, a reduzir a inflamação, ou a melhorar outros sintomas.

Terapia manual poderá tem uma grande importância também numa fase inicial, para normalizar tónus muscular, aumentar amplitudes de movimento, diminuir a dor, melhorar a postura, melhorar o senso do movimento e contribuir para uma melhor cicatrização dos tecidos.

Contudo, a longo prazo, os tratamentos com mais benefícios são a reeducação muscular e do movimento, bem como o aconselhamento ao paciente.

Existem formas de prevenir o golpe de chicote?

Como este surge precisamente porque o movimento de aceleração súbita não é antecipado, é impossível evitar que ele aconteça.

Contudo, visto que pacientes com um melhor bem-estar físico têm menos sintomas após o acidente, reforço muscular seletivo, trabalho postural, e de senso de movimento, poderão ajudar a reduzir os sintomas caso venha a estar envolvido num acidente com golpe de chicote.

Entre outras, trabalho postural e Pilates clínico são excelentes opções.

Fonte

https://www.spine.org/KnowYourBack/Conditions/Injuries/Whiplash-and-Whiplash-Associated-Disorder https://www.webmd.com/back-pain/news/20000414/managing-whiplash-neck-pain#1 https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/whiplash/symptoms-causes/syc-20378921 https://www.painscience.com/articles/chronic-neck-pain-after-whiplash.php

Autor

Hélder Fonseca – Fisioterapeuta Lic., Sócio da Clínica do Movimento

Drenagem linfática
Dia nacional do controlo da asma
Leave a reply