O parto constitui o período provavelmente mais “stressante” para o pavimento pélvico de uma mulher.

É cientificamente reconhecido que um quadro de incontinência urinária  (IU) de esforço pode ser consequência de uma gravidez/parto, assim como pode agravar com a gravidez.

A incontinência poderá estar relacionada com vários fatores inerentes a uma gravidez, tais como o tempo do parto, a instrumentação no parto, número de gravidezes, assim como a própria anestesia utilizada.

Para reeducação de uma IU pós parto, torna-se importante realizar algumas modificações do estilo de vida, tais como a perda de excesso de peso, realização de exercício físico moderado, abstinência tabágica, aumento do aporte de ingestão hídrica e evicção de quadro de obstipação.

A reabilitação dos músculos do pavimento pélvico é um elemento chave para o tratamento da IU pós parto, uma vez que a integridade destes é essencial no mecanismo de continência. É composta por exercícios de melhoria da força, endurance, resistência ou do relaxamento muscular, sendo importante que sejam realizados sob supervisão por equipa especializada.

Como complemento ao programa de reabilitação do pavimento pélvico, pode ser associado o  Biofeedback (BFB) e a Eletro estimulação perineais. O BFB permite que o paciente visualize a contração/relaxamento muscular durante as sessões, ganhando consciência corporal,  assim como melhorando a  intensidade, duração e rapidez da contração. Permite também corrigir a utilização errada de músculos não adjuvantes. A eletro estimulação perianal pode complementar o trabalho realizado com o BFB, auxiliando no ganho de consciência muscular, assim como no aumento da força e velocidade de contração.

A Clínica do Movimento, dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por médico fisiatra especializado na área do diagnóstico da IU e na reabilitação do pavimento pélvico, assim como por fisioterapeutas especificamente formados na reabilitação pélvica e na correção postural, técnicas complementares para otimização de um quadro de incontinência urinária pós parto.

Autora : Dra. Joana Gomes, Médica Fisiatra, Pós graduação em Medicina Desportiva, Realização de Estudos Urodinâmicos: em crianças e adulto, Reabilitação do Pavimento Pélvico (em pacientes com alterações do foro neurológico, ginecológico, urológico).

 

Saúde
Pilates Clínico
Leave a reply