Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de “saúde”, mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido.
A saúde, resulta duma contínua intenção individual no sentido de gerir a afetividade, evitar atitudes e hábitos nocivos, e fazer vigiar regularmente certos parâmetros clínicos e analíticos.
Assim, os seguintes preceitos devem ser tidos em conta:
Comer adequadamente, evitando gorduras e açucares;
Ter uma dieta equilibrada, em que as fibras e os hidratos de carbono não refinados assumam a importância devida;
Privilegiar alimentos frescos ou adequadamente congelados, em vez de salgados, fumados ou conservados com antioxidantes;
Evitar bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas;
Evitar comportamentos sexuais de risco;
Manter estabilidade emocional e níveis elevados de autoestima, evitar o stress, gerir o tempo tendo ocupações alternativas e períodos de relaxamento, e recusar o recurso fácil a medicamentos psicotrópicos, sobretudo em automedicação;
Praticar exercício físico regular com prazer, sem esforço exagerado e adaptado à idade e condição física do sujeito;
Ter vida regrada com tempo de sono necessário;
Visitar o médico regularmente, mesmo sem evidência de doença;
Depois da doença surgir, cumprir escrupulosamente as prescrições médicas;
Estes são procedimentos simples mas fundamentais que, a médio e longo prazo, se refletirão na saúde de toda a população, dando corpo à ideia dos profissionais de saúde e aos dados epidemiológicos de que a atitude mais correta de um sistema de saúde, mais do que tratar a doença, é promover a saúde prevenindo a doença.
A OMS instituiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.
Leave a reply
Leave a reply