A Cervicalgia ou como é vulgarmente designada, dor no pescoço afeta qualquer individuo, constituindo-se como uma queixa comum.

A razão principal está relacionada com fatores anatómicos que conferem á nossa coluna cervical enorme mobilidade. Ela é necessária, pois é através do movimento do pescoço que conseguimos alcançar vários ângulos de visão, otimizando a orientação no espaço, horizontalização do olhar, boa disposição dos canais labirínticos e coordenação de movimento dos braços. Para além disso, suporta o peso da cabeça, sendo submetida a várias pressões. Devido a estes fatores é importante manter um bom suporte muscular.

Havendo desequilíbrio postural este origina tensões musculares, desencadeando contraturas e/ou estiramento muscular,  que por sua vez, podem provocam dor e desconforto.

As posturas no trabalho e outras atividades físicas também podem desencadear a cervicalgia, quando realizadas ou mantidas incorretamente.

Estas são as razões principais para o surgimento da dor no pescoço.

Autora: Nádia Sousa Fisioterapeuta Lic. , Mestre  Medicina Tradicional Chinesa, Formação diferenciada em Terapia Manual Segundo o Conceito Osteoetiopático (ATMS)

Não é o que temos na vida, mas quem temos em nossas vidas que importa
Sams Norte
Deixe o seu comentário