Hoje, 30 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM). Trata-se de uma doença crónica, inflamatória e autoimune de evolução progressiva e incapacitante que afeta o Sistema Nervoso Central. Surge habitualmente nos jovens adultos entre os 20 e os 40 anos e atinge com maior incidência o género feminino.
Causas
A causa da EM é desconhecida, no entanto sabe-se que o sistema imunitário desencadeia um processo inflamatório e “ataca” a bainha protetora que reveste as fibras nervosas (mielina). A mielina é progressivamente destruída, o que vai originar consequências ao nível da transmissão dos impulsos nervosos (mais particularmente cérebro e medula espinal).
A sua evolução é muito variável e impossível de prever, contudo existem vários padrões típicos. Uma vez que a EM é uma doença progressiva, pode evoluir para um padrão em que não há recuperação total dos sintomas e surge um agravamento progressivo da sintomatologia e da incapacidade.
Sintomas
Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa e na própria pessoa de acordo com a evolução da doença, dependendo das áreas afetadas no Sistema Nervoso Central.
Os sintomas mais frequentes são:
- Fadiga;
- Dormência;
- Fraqueza muscular;
- Alterações de equilíbrio e coordenação motora;
- Espasticidade;
- Tonturas;
- Problemas de visão;
- Alteração de humor e depressão.
Estes sintomas podem ser atenuados com o devido repouso, alimentação equilibrada e prática regular de exercício físico. É de salientar que através da adoção destas medidas a evolução da doença pode ser retardada.
Fisioterapia
A reabilitação visa principalmente manter a função e autonomia do portador de EM e prevenir complicações, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Desta forma, a nossa intervenção incide sobretudo:
- No aumento da força muscular;
- No aumento da tolerância ao esforço;
- No aumento das amplitudes de movimento articulares;
- Na reeducação postural;
- Na melhoria da coordenação motora;
- Na prevenção e tratamento de contraturas musculares;
- Na reeducação do equilíbrio e marcha.
A Clínica do Movimento, situada em Vila Nova de Gaia, integra no seu corpo clínico especialistas que o podem ajudar.
Fontes: ANEM | Médis | CUF | NHS | Nationalmssociety | The Lancet
Autora
Joana Coutinho – Fisioterapeuta Lic., Pós-graduação em Fisioterapia Neurológica
Leave a reply
Leave a reply