ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA DESPORTIVO
No texto anterior iniciamos a abordagem que um Fisioterapeuta Desportivo deve ser capaz de evidenciar as suas qualidades na promoção da prática de atividade física de forma segura, providenciar aconselhamento, e ser crítico e adaptar processos de treino e reabilitação.
Foram definidas como sendo competências chave de um Fisioterapeuta no Desporto as seguintes:
- Prevenção de lesões;
- Intervenção imediata;
- Reabilitação;
- Melhoria do rendimento físico e desportivo;
- Promoção de um estilo de vida saudável e ativo;
- Aprendizagem contínua;
- Profissionalismo e gestão profissional;
- Envolvimento na investigação;
- Disseminação de uma boa prática profissional;
- Inovação nos procedimentos utilizados;
- Promoção de fair-play e uma atitude antidopagem.
FISIOTERAPIA DESPORTIVA EM GAIA
A equipa na Clínica do Movimento intervém na prevenção, tratamento de lesões e reeducação do movimento, quando o atleta/utente desenvolve lesões ou disfunções decorrentes da prática desportiva. O fisioterapeuta tem competências para auxiliar na readaptação ao gesto desportivo, de forma a que o atleta seja reintegrado na sua prática desportiva sem limitações e com níveis de performance iguais ou superiores ao momento prévio à lesão. Para além disso, o fisioterapeuta pode também atuar ao nível da prevenção da recorrência de lesões.
A Clínica do Movimento dispõe de ferramentas que permitem realizar diferentes e detalhadas análises do movimento para auxiliar este tipo de trabalho. Outra preocupação da nossa equipa é a educação para a saúde, consciencializando a população para as vantagens da atividade e do exercício físico.
Autor
André Ferreira – Fisioterapeuta Lic., Mestre em Terapia Manual Ortopédica
Leave a reply
Leave a reply