A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal. Intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

Desde o nascimento, o Terapeuta da Fala tem um papel fundamental para o desenvolvimento harmonioso do bebé. Nos Cuidados Neonatais presta cuidados na área da alimentação e comunicação ao bebé recém-nascido e aos seus pais. Em crianças em idade pré-escolar a sua intervenção centra-se na promoção das competências linguísticas, vocais e de comunicação bem como na intervenção das suas perturbações.

Tem um papel fundamental, em crianças e jovens em idade escolar na intervenção das perturbações da leitura e da escrita, na potencialização da comunicação e na gaguez. Na idade adulta, o seu foco de intervenção é maioritariamente perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e da deglutição. Leia o restante artigo através do link.

Autora

Isabel Moura-  Pós-Graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial, pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado, Reconhecimento do Grau de Licenciatura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Equivalência total ao Curso de Terapeuta da Fala, concedida pelo Ministério da Saúde, Licenciatura em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro

Tendinopatia Rotuliana
Lesão do complexo articular do joelho
Leave a reply