A incontinência urinária (IU), definida como qualquer perda involuntária de urina, é um sintoma comum, que pode afetar mulheres de todas as idades. Apresenta um profundo impacto no bem-estar e na qualidade de vida, podendo contribuir para uma disfunção sexual, assim como estar associada a depressão, ansiedade, dificuldades laborais e isolamento social.
A IU de esforço corresponde a uma perda de urina involuntária aquando esforço, tosse ou espirro. A IU de urgência trata-se de uma perda de urina involuntária acompanhada ou imediatamente precedida de urgência miccional (designando-se este quadro por Bexiga hiperativa).
A etiologia da IU é multifatorial, podendo ser consequência de um parto, de idade materna avançada, obesidade, ganho excessivo de peso durante a gravidez, Diabetes Mellitus. No homem, pode ocorrer também após uma cirurgia prostática.
A evidência demonstra que a realização de fisioterapia do pavimento pélvico é tão eficaz quanto a cirurgia em cerca de metade das mulheres com IU de esforço. Existe também evidência de que a contração voluntária do pavimento pélvico é eficaz no controlo dos sintomas de urgência miccional, prevenindo também o aparecimento ou agravamento de prolapso dos órgãos pélvicos.
A fisioterapia do pavimento pélvico pode ainda melhorar outros quadros clínicos, destacando-se a incontinência fecal (perda involuntária de conteúdo fecal pelo ânus) ou incontinência de gases, cujas entidades perturbam o equilíbrio emocional e psicológico do paciente, sendo causadoras de grande embaraço social e de limitação profissional.
Autora
Drª Joana Gomes – Médica Fisiatra
Leave a reply
Leave a reply