Pilates é uma forma de exercício desenvolvida por Joseph Pilates, que objetiva melhorar a estabilidade lombo-pélvica através da ativação e recrutamento da musculatura do core abdominal, de onde fazem parte os músculos abdominais, os músculos do pavimento pélvico, os paravertebrais, o multífidus e o diafragma.
Tornou-se uma prática muito frequente nos últimos anos, até pela sua presença constante nos ginásios, e existem variadas formas de o praticar: desde o apoio de aparelhos, máquinas ou até mesmo sem recurso a nenhum destes componentes.
Uma vez que os benefícios de Pilates a nível postural e a nível de controlo motor foram notórios, os fisioterapeutas adaptaram os exercícios originais às caraterísticas e condições de saúde das pessoas com quem trabalhavam, surgindo, assim, o Pilates Clínico.
Na Clínica do Movimento, realizamos Pilates Clínico sem recurso a aparelhos ou máquinas e pode ser praticado por todos, desde um jovem ao mais idoso, do atleta ao sedentário, da pessoa com dores de costas ou problemas de coluna a pessoas sem sintomas ou qualquer problema que queira fazer exercício, incluindo também as grávidas.
De destacar os benefícios desta prática de exercício:
– melhora a consciência corporal;
– melhora a estabilidade lombo-pélvica;
– melhora a postura, a flexibilidade e a coordenação;
– alivia a dor e reduz o stress;
– previne a incontinência urinária;
– melhora a respiração.
Na Clínica do Movimento, é possível praticar Pilates Clínico individualmente ou em grupo.
Leave a reply
Leave a reply