A cirurgia de prótese no joelho obriga habitualmente a um internamento de apenas 3 ou 4 dias, durante o qual se inicia o processo de reabilitação. A recuperação do joelho operado começa no dia a seguir à cirurgia de prótese do joelho com mobilização ativa e levante apoiado por canadianas.
A artroplastia total do joelho apresenta reabilitação rápida permitindo ao doente sair do internamento com grande autonomia e segurança na deambulação.
Quando tecnicamente as próteses do joelho são bem implantadas e se também bem reabilitadas, a probabilidade de obter uma articulação normal pós artroplastia do joelho é elevada. Neste sentido, após a alta o doente deve iniciar imediatamente um adequado protocolo de reabilitação de modo a conseguir-se uma recuperação total.
A fisioterapia após a artroplastia do joelho obriga a cuidados específicos, pelo que deve ser sempre efetuada sobre supervisão de um médico especialista de joelho (Ortopedista e Fisiatra) e num centro apetrechado com todo o equipamento necessário.
Existem timings para a recuperação pós-artroplastia total de joelho que a fisioterapia deve conhecer e respeitar. Para isso é muito importante que toda a equipa médica e de terapeutas, tenha o Know-how e a experiência necessários para retirar o máximo de rendimento da cirurgia de prótese do joelho cujo uso se generalizou na última década.
Saiba, aqui, tudo sobre a reabilitação após a cirurgia de prótese do joelho.
Autora: Dra Helena Fernandes, Médica Fisiatra, Especialista em Medicina Desportiva
Leave a reply
Leave a reply