O Conceito Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe a coordenação do indivíduo com limitação para participação total do cotidiano, devido a danos motores, (incluindo tônus muscular e padrões de movimento) funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do Sistema Nervoso Central. (Mayston, EBTA 2004)

Trata-se de um modelo de prática interdisciplinar, apoiada em pesquisas atualizadas que enfatiza a intervenção terapêutica baseado na análise do movimento, para habilitar e reabilitar indivíduos com patologias neurológicas.

A base para o exame, avaliação e intervenção, provém do conhecimento extenso do desenvolvimento típico e atípico, assim como a análise detalhada do controle postural, movimento e participação do individuo em seu meio ambiente, familiar e social. A intervenção direta durante a avaliação e intervenção, consiste na dinâmica recíproca de interação entre o paciente o fisioterapeuta, para a ativação adequada do sistema sensório- motor, desempenho da atividade e aquisição das habilidades, para que o paciente alcance a participação plena em atividades relevantes nas diferentes etapas de sua vida.

Clínica do Movimento, dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por médico fisiatra especializado na área de fisioterapia neurológica, assim como por fisioterapeutas especificamente formados no conceito Bobath.

Hidroterapia
Hidroterapia no Solinca Constituição
Leave a reply